ALUMNI DP

ESTG a 29 e 30 de maio

2º Encontro de alunos e ex-alunos de Design de Produto do Politécnico de Viana do Castelo a 29 e 30 de maio

Um ciclo de conferências proferidas por ex-alunos que se têm afirmado em áreas distintas do Design, nomeadamente, no Design Estratégico, no Design de Interiores, no Design Gráfico, na Ilustração e na investigação em Design ao nível do Doutoramento, uma talk “A drink with a stranger, um momento de convívio “A drink with a friend” e um Workshop de Técnicas de Ilustração em Adobe Photoshop marcam o programa do 2º Encontro de alunos e ex-alunos de Design do Produto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O encontro acontece a 29 e 30 de maio na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

Liliana Aparo, coordenadora da Licenciatura em Design do Produto do IPVC, sublinha que “este segundo encontro pretende proporcionar cenários de futuro para os atuais alunos de Design que, num tempo de incertezas, veem, muitos vezes, os seus sonhos desaparecerem na complexidade do nosso tempo. Por um lado, o regresso a casa de ex-alunos que alcançaram etapas importantes no seu percurso profissional revela-se uma oportunidade para celebrar o Design enquanto disciplina estratégica, sustentável e criativa. Por outro lado, para os alunos de Design esta é uma circunstância concreta para se mostrarem à profissão e ao mundo empresarial”.

O primeiro dia, 29 de maio, começa com um ciclo de conferências proferidas por ex-alunos que se têm afirmado em áreas distintas do Design, nomeadamente, no Design Estratégico, no Design de Interiores, no Design Gráfico, na Ilustração e na investigação em Design ao nível do Doutoramento. “Vamos receber agora na qualidade de profissionais ex-alunos como Ricardo Rodrigues designer e fundador da Blisq Creative (Viana do Castelo), Ana Margarida Cruz designer de interiores na empresa JAL Interiorismo (Braga) e Doutoranda em História do Design na Universidade Nova de Lisboa, Daniel Vieira designer co-fundador da marca 0Kcal (Braga) e Doutorando em Design de Moda na Universidade do Minho e Joana Vieira designer gráfica na Prozis (Viana do Castelo) e ilustradora freelance”.

Mas o programa do primeiro dia tem um segundo momento que irá proporcionar aos estudantes de Mestrado em Design Integrado apresentarem projetos a “estranhos. “Um segundo momento marca este encontro, organizado pela Coordenação do curso DP e o Núcleo Design IPVC-ESTG, em colaboração com o Mestrado em Design Integrado, ou seja, uma talk intitulada “A drink with a stranger”. Esta talk é dirigida aos ex-alunos que frequentam o mestrado em design e é uma oportunidade para que as suas propostas de investigação sejam apresentadas a “estranhos”.

Ou seja, trata-se de uma ocasião para que alunos do mestrado apresentem as suas ideias a convidados surpresa, nomeadamente, a empresários que, deste modo, podem converter-se em parceiros dos seus estudos”, explicou Liliana Aparo.

A finalizar o primeiro dia o momento drink with a friend” que junta alunos, ex-alunos e professores. O palco é o Double Concept Bar (DCB), em Viana do Castelo, cujo gerente é o ex-aluno e designer Jorge Passos.

O dia 30 de maio contempla um Workshop de Técnicas de Ilustração em Adobe Photoshop, orientado pelo Designer Marco VALE da Indot Studios (Barcelos) e Freelance Game Art. Este Workshop termina às17h e é direcionado aos alunos do 1º ano e do 2º ano do curso.

Esta segunda edição do ALUMNI DP é organizada pela Coordenação do Curso de Design do Produto e pelo Núcleo Design IPVC-ESTG.

23.05.2018

ALUMNI DP