Vamos conversar sobre Depressão

Expressões Artísticas

ESS assinala dia Mundial da Saúde com diversas atividades

Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana associa-se às comemorações do dia mundial da saúde com diversas atividades

“Os Rostos da Depressão”

Exposição pretende alertar para esta doença que afeta cada vez mais pessoas

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) associou-se às comemorações do dia Mundial de Saúde, que se assinala a 7 de abril, e que este ano alerta para a problemática da Depressão. Em parceria com a Câmara Municipal de Viana, com o departamento de psiquiatria da Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM), com o Gabinete Saúde IPVC e com a Associação de Estudantes, a ESS-IPVC preparou um conjunto de atividades para alertar e sensibilizar para a prevenção deste transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida.

Com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português), a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências. Não se surpreenda se alguém lhe der um abraço ou o fizer rir ao longo deste dia, pois essa terapia positiva estará nas ruas de Viana do Castelo. A organização revela que estão preparadas “aulas de zumba, Hip-hop, caminhadas, oficina de línguas assim como atos de generosidade aleatória”. Aproveitando o dia será igualmente feita uma campanha de divulgação do projeto Bem-me-quer mais perto. “Está programado um Workshop sobre “Emoções Positivas” e as obras selecionadas do concurso “Os Rostos da Depressão” estarão expostas, de 7 a 10 de abril, no Estação Viana Shopping. Mas o dia contempla ainda uma sessão para voluntários, será projetado um vídeo da Organização Mundial de Saúde sobre a temática e depois haverá lugar a debate sobre a depressão”. Quem pretender poderá ainda inscrever-se no Banco Local de Voluntariado.

No âmbito da efeméride que se assinala a ESS-IPVC lançou o II Concurso de Expressões Artísticas intitulado: os Rostos da Depressão. A iniciativa é aberta a toda a comunidade académica e pretende, segundo organização, “recolher obras nas mais variadas formas de expressão artística que melhor captem e representem a depressão. As obras podem ser fotografias, desenhos, pinturas, design, esculturas ou outras formas de expressão artística de idêntica natureza.

O resultado final será exposto no Viana Shopping.

O regulamento do concurso encontra-se disponível e pode ser consultado aqui

28.03.2017

Expressões Artísticas

Format: 2019-09-15

Sem agenda para este dia.