Os cuidados humanos em debate

Cuidados Paliativos

ESS promove Ciclo de Seminários sobre o tema

Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana promove ciclo de seminários para abordar os cuidados humanos

“Mas será que a dignidade é algo que habita dentro de cada pessoa ou é algo atribuído ou retirado por outros?”

Toque terapêutico, Tratamento de feridas e Terapia da dignidade são os temas de um ciclo de seminários que a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) promove já no próximo mês de maio. O objetivo é não só o de debater as temáticas, mas alertar para a importância das mesmas.

Os seminários prolongam-se ao longo do mês de maio e são promovidos pelo Mestrado em Cuidados Paliativos da ESS-IPVC.

Para a organização, em análise vai estar essencialmente o cuidado humano. “Qual o conceito de cuidar da pessoa que enfrenta uma doença que adota um decurso progressivo, irreversível e terminal, cujo objetivo é o de proporcionar cuidados multidimensionais que facilitem o máximo de conforto e, como tal, a preservação da dignidade. Este cuidado humano obriga a integrar filosofias de cuidar menos convencionais, mas consentâneos com as suas práticas”. Questões que, de acordo com os organizadores, até estão na ordem do dia junto da comunidade científica, mas não passam para os profissionais de saúde.  “Apesar de, atualmente, o toque terapêutico ser muito divulgado na comunidade científica, ainda é pouco reconhecido e muito menos executado pelos profissionais de saúde, talvez por desconhecimento dos seus efeitos. A utilização do toque é desafiador e requer novas abordagens e novas formas de pensar, para que a dignidade da pessoa não seja ameaçada”, questionando mesmo, “mas será que a dignidade é algo que habita dentro de cada pessoa ou é algo atribuído ou retirado por outros?”

Em suma, refere a organização, “a preservação da integridade de pele e o controle dos sintomas decorrentes de lesões assumem também importância significativa no conforto da pessoa”.

As inscrições podem ser realizadas através deste formulário.

14.02.2017

Cuidados Paliativos