ESS assina protocolo com o Ministério da Saúde

Foi apresentado hoje, em Viana do Castelo, o Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para o Biénio 2017-2018 que prevê um investimento de cerca de 1 milhão de euros

“É o reconhecimento da nossa Excelência”

Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana [ESS-IPVC] assinou protocolo de colaboração com o Ministério da Saúde no âmbito dos cuidados paliativos. Mara Rocha, diretora da ESS-IPVC, afirma que esta parceria vem reconhecer todo o trabalho de excelência que tem sido feito pela escola.

Foi assinado hoje o protocolo de cooperação entre a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESS-IPVC] e o Ministério da Saúde no âmbito dos Cuidados Paliativos. A formalização do protocolo aconteceu durante a cerimónia de apresentação pública do Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para o Biénio 2017-2018.

Mara Rocha acredita que com este protocolo a ESS-IPVC terá uma maior notoriedade junto dos seus pares e que tal só aconteceu devido ao trabalho de qualidade que tem vindo a ser desenvolvido na instituição. “O reconhecimento a este nível constitui uma responsabilidade e uma oportunidade que devemos aproveitar no sentido de investirmos mais nesta área, de forma a sermos considerados uma referência a nível nacional”, afirma a diretora que se congratula pelo esforço e dedicação dos profissionais da ESS-IPVC. “Este convite surge na sequência dos desenvolvimentos que a Escola tem feito, nomeadamente, pela aposta na formação em cuidados paliativos desde 2007, e pensamos que o último congresso sobre Cuidados Paliativos Pediátricos também terá tido alguns reflexos. Obviamente que isto só acontece devido a um esforço conjunto de todos os que contribuíram e dos que continuam a contribuir para que a formação em cuidados paliativos (Pós-Graduação e Mestrado) da nossa Escola seja bem-sucedida e reconhecida na comunidade e pelas altas instâncias da Saúde”.

O Ministério da Saúde, no âmbito dos cuidados paliativos, assinou no passado mês de junho, um protocolo com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e hoje, para além do protocolo assinado com a ESS-IPVC do Politécnico de, estabeleceu parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho.

“É deveras importante e motivador saber que nós somos a primeira Escola Superior com quem o Ministério assina este protocolo. Só nos motiva para continuarmos a garantir a qualidade de tudo o que nós produzimos”, reforça Mara Rocha que não esconde a satisfação pelo reconhecimento da ESS-IPVC ter apostado nesta área específica de formação. “É motivo de orgulho perceber que esta nossa aposta nos Cuidados Paliativos foi uma aposta ganha e que deveremos continuar a trabalhar mais nesta área”.

Melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e reforçar o poder do cidadão no Serviço Nacional de Saúde, promovendo disponibilidade, acessibilidade, comodidade, celeridade e a humanização dos serviços são os princípios orientadores do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Cuidados Paliativos, hoje publicamente apresentado.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, revelou que a aposta nesta área significa um aumento de equipas especializadas de cuidados paliativos nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e uma clara aposta na formação especializada.

Em linhas gerais o governante falou da necessidade de serem criadas condições de acompanhamento dos doentes nas suas próprias casas.

O Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para o Biénio 2017-2018, elaborado pela Comissão Nacional dos Cuidados Paliativos, foi hoje publicado em Diário da República e vai implicar um investimento de um milhão de euros.

29.11.2016

Format: 2017-09-25