Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Secretário de Estado no IPVC

Secretário de Estado no IPVC

ESS assina protocolo com o Ministério da Saúde

Foi apresentado hoje, em Viana do Castelo, o Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para o Biénio 2017-2018 que prevê um investimento de cerca de 1 milhão de euros

“É o reconhecimento da nossa Excelência”

Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana [ESS-IPVC] assinou protocolo de colaboração com o Ministério da Saúde no âmbito dos cuidados paliativos. Mara Rocha, diretora da ESS-IPVC, afirma que esta parceria vem reconhecer todo o trabalho de excelência que tem sido feito pela escola.

Foi assinado hoje o protocolo de cooperação entre a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESS-IPVC] e o Ministério da Saúde no âmbito dos Cuidados Paliativos. A formalização do protocolo aconteceu durante a cerimónia de apresentação pública do Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para o Biénio 2017-2018.

Mara Rocha acredita que com este protocolo a ESS-IPVC terá uma maior notoriedade junto dos seus pares e que tal só aconteceu devido ao trabalho de qualidade que tem vindo a ser desenvolvido na instituição. “O reconhecimento a este nível constitui uma responsabilidade e uma oportunidade que devemos aproveitar no sentido de investirmos mais nesta área, de forma a sermos considerados uma referência a nível nacional”, afirma a diretora que se congratula pelo esforço e dedicação dos profissionais da ESS-IPVC. “Este convite surge na sequência dos desenvolvimentos que a Escola tem feito, nomeadamente, pela aposta na formação em cuidados paliativos desde 2007, e pensamos que o último congresso sobre Cuidados Paliativos Pediátricos também terá tido alguns reflexos. Obviamente que isto só acontece devido a um esforço conjunto de todos os que contribuíram e dos que continuam a contribuir para que a formação em cuidados paliativos (Pós-Graduação e Mestrado) da nossa Escola seja bem-sucedida e reconhecida na comunidade e pelas altas instâncias da Saúde”.

O Ministério da Saúde, no âmbito dos cuidados paliativos, assinou no passado mês de junho, um protocolo com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e hoje, para além do protocolo assinado com a ESS-IPVC do Politécnico de, estabeleceu parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho.

“É deveras importante e motivador saber que nós somos a primeira Escola Superior com quem o Ministério assina este protocolo. Só nos motiva para continuarmos a garantir a qualidade de tudo o que nós produzimos”, reforça Mara Rocha que não esconde a satisfação pelo reconhecimento da ESS-IPVC ter apostado nesta área específica de formação. “É motivo de orgulho perceber que esta nossa aposta nos Cuidados Paliativos foi uma aposta ganha e que deveremos continuar a trabalhar mais nesta área”.

Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para o Biénio 2017-2018

Melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e reforçar o poder do cidadão no Serviço Nacional de Saúde, promovendo disponibilidade, acessibilidade, comodidade, celeridade e a humanização dos serviços são os princípios orientadores do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Cuidados Paliativos, hoje publicamente apresentado. 

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, revelou que a aposta nesta área significa um aumento de equipas especializadas de cuidados paliativos nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e uma clara aposta na formação especializada.

Em linhas gerais o governante falou da necessidade de serem criadas condições de acompanhamento dos doentes nas suas próprias casas.

O Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para o Biénio 2017-2018, elaborado pela Comissão Nacional dos Cuidados Paliativos, foi hoje publicado em Diário da República e vai implicar um investimento de um milhão de euros.

Última atualização: 
29.11.2016
 

Hiperligações

Imagens

Secretário de Estado no IPVC

Imagens

Secretário de Estado no IPVC

Imagens

Secretário de Estado no IPVC

Imagens

Secretário de Estado no IPVC

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
Format: 2017-09-25
Format: 2017-09-25