Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Projeto Global Schools

Projeto Global Schools

Encontro reuniu especialistas internacionais na ESE

No âmbito do projeto internacional Global Schools: Aprender a (con)viver, decorreu na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], em Viana do Castelo, nos dias 26 e 27 de maio, o encontro internacional de especialistas com os parceiros dos países do projeto. O Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED), gabinete da ESE-IPVC, recebeu os especialistas dos países parceiros e coordenou o Grupo de Especialistas Internacional.

A representar a ESE-IPVC estiveram Luísa Neves, docente e  coordenadora portuguesa do projeto, e La Salete Coelho, responsável pela área de Educação para o Desenvolvimento e da Cidadania Global do GEED/ESE-IPVC.

Segundo Luísa Neves, o grupo de especialistas internacional do projeto Global Schools reuniu-se “com vista à planificação do segundo ano do projeto”.

Além das especialistas de Portugal, estiveram presentes neste encontro os especialistas internacionais Enrique Cabezudo da Espanha,  Inga Belousa da Letónia, Eva Krzywoňová da República Checa; Franz Halbartschlage da Áustria, Massimiliano Tarozzi da Itália, e Jean Perlein de França.

Na tarde do dia 27 de maio a equipa presente neste encontro foi recebida na Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo Presidente da Câmara, José Maria Costa e pela Vereadora da Educação, Cultura e Turismo, Maria José Guerreiro. 

A coordenação do Grupo de Especialistas Internacional prevê, entre outras atividades, facilitar a troca de experiências nacionais, prover conselhos e orientações e zelar pela qualidade do projeto, ao nível dos conteúdos, metodologias e resultados das atividades.

Recorde-se que este projeto financiado pela União Europeia e ​liderado pela Província Autónoma de Trento, tem como objetivo promover a integração das temáticas de Educação para o Desenvolvimento/Cidadania Global nos currículos do Ensino Básico (1º e 2º ciclos) através de um processo participat​ivo, envolvendo múltiplos parceiros de dez países europeus - Áustria, Bulgária, Espanha, França, Irlanda, Itália, Letónia, Portugal, Reino Unido e República Checa. 

O Projeto Global Schools envolve atividades de investigação, de influência política, de formação inicial e contínua de professores/as e produção de recursos didáticos. 

Em Portugal, a implementação do projeto é da responsabilidade da ESE-IPVC, tendo como associados a Câmara Municipal, os Agrupamentos de Escolas de Viana do Castelo, a Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e o CIDAC - Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral.

Dadas as suas características e inserção no Ano Europeu para o Desenvolvimento, este é um Projeto único no país e um dos poucos a ter merecido o apoio da Comissão Europeia em 2014.

Última atualização: 
08.07.2016
 

Hiperligações

Imagens

Projeto Global Schools

Imagens

Projeto Global Schools

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 
 
Format: 2018-10-18
Format: 2018-10-18