“2 dias, 1 noite”

Sessão de Cinema na ESE

Dois dias, uma noite, é um drama dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne sobre solidariedade e desemprego. Um drama focado no problema do desemprego que Sandra, empregada numa empresa de painéis solares, se debate após o regresso ao trabalho, depois de uma baixa médica prolongada. O patrão, que na sua ausência foi obrigado a redistribuir o trabalho pelos restantes empregados, deixa-os com um dilema: escolher entre o regresso de Sandra ou optar por um bónus resultante das tarefas extra que fizeram durante esse período.

Uma decisão que será tomada após uma votação que irá decorrer logo no início da semana. Ao tomar conhecimento da situação, Sandra, fica desesperada, e numa luta pela manutenção do seu emprego, tem apenas o fim-de-semana para convencer os colegas a votar em seu favor.

Ajudada pelo marido Sandra vai de porta em porta, repetindo o discurso, de modo a despertar nos outros a compaixão de que tanto necessita para manter o emprego e, simultaneamente, não perder a esperança na generosidade humana.

É justamente o nome do filme, uma corrida contra o relógio não apenas para manter o emprego, mas também resgatar a sua autoestima. E é neste ponto que entra em cena a grande atuação de Marion Cotillard, a alma do filme.

Dois dias, uma Noite é um filme bastante sensível e incisivo sobre as aspirações pessoais numa realidade onde o consumismo e o individualismo imperam.

A sessão conta com o comentário especial de Teresa Gonçalves docente da ESE IPVC.

Um filme para assistir no anfiteatro da Escola Superior de Educação do IPVC, dia 14 de novembro, às 21h30. A iniciativa é promovida pelo GEED em parceria com a Ao-Norte.

04.11.2019

“2 dias, 1 noite”

Format: 2019-11-18

Sem agenda para este dia.