“O JARRO”

Cinema “O JARRO”

Sessão de Cinema na ESE

“O Jarro”, uma produção iraniana de 1994, é uma agradável surpresa cinematográfica do realizador Ebrahim Foruzesh. Trata-se de uma história rodada numa pequena vila, extremamente pobre, perdida no meio do deserto iraniano, onde há um jarro do qual as crianças da única escola da aldeia podem beber água na hora do recreio. O jarro acaba por promover o encontro e a socialização entre todas as crianças da escola. Um dia, para tristeza e consternação de todos, descobrem que o jarro se encontra rachado. A partir daí uma série de situações dramáticas e ternas se sucederão, em torno do problema do jarro rachado. E agora? De quem é a culpa? O que fazer? Foruzesh conduz sua narrativa com muito realismo mostrando a jornada da comunidade em busca da solução de um problema comum a todos, e dos problemas resultantes do problema principal.

“O Jarro” é um filme sensível promovendo a reflexão para a importância da comunidade se unir para resolver um problema comum. Quando surge uma crise, pouco adianta discutir de quem é a culpa. O problema só se resolverá quando todos se dispuserem à ação, e agirem de facto. A sessão conta com o comentário especial de Lurdes Belo docente do Agrupamento de Escolas Monte da Ola.

Um filme para assistir no anfiteatro da Escola Superior de Educação do IPVC, dia 9 de janeiro, às 21h30. A iniciativa é promovida pelo GEED em parceria com a Ao-Norte.

06.01.2020

Cinema “O JARRO”

Format: 2020-10-22

Sem agenda para este dia.