Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

“Os Edukadores” em cinema na ESE

Os Edukadores

Com o comentário especial de Sara Poças

Os Edukadores” leva os espetadores a (re) pensar a cidadania do mundo global. Unidos pela paixão de mudar o mundo, três jovens ativistas anticapitalistas que vivem no centro de Berlim defendem que os mais ricos devem ser “eduKados”. Para isso, invadem mansões e modificam os móveis de lugar, deixando mensagens que criam insegurança naqueles que se consideram inatingíveis…
Um filme que desperta para uma discussão interessante sobre a juventude rebelde e as questões sociais que continuam a marcar gerações. 
 Os Edukadores é um filme teuto-austríaco de 2004 escrito e dirigido pelo diretor aústriaco Hans Weingartner. Foi indicado à Palma de Ouro como melhor filme de 2004 no Festival de Cinema de Cannes.

Trata-se de uma história que gira em torno de três ativistas anti-capitalistas que vivem no centro da cidade de Berlim — Jule (Julia Jentsch), seu namorado Peter (Stipe Erceg) e Jan (Daniel Brühl) o melhor amigo de Peter, juntamente com um abastado homem de negócios chamado Hardenberg (Burghart Klaubner).

O filme retrata a história de Jan (Daniel Brühl) e Peter (Stipe Erceg), dois jovens que acreditam que podem mudar o mundo. Auto denominam-se como sendo "Os Edukadores", rebeldes contemporâneos que expressam a sua indignação de forma pacífica: invadem mansões, trocam móveis e objetos de lugar e espalham mensagens de protesto. Jule (Julia Jentsch) é a namorada de Peter, que passa por problemas financeiros e que, por causa deles, terá que abandonar o apartamento alugado em que vivia. A rapariga passa por problemas financeiros derivados de um acidente de carro tendo sido condenada pela justiça a pagar 100 mil euros. Tendo em conta que Peter estará a viajar para Barcelona, Jan disponibilizou-se a ajudá-la na mudança. À Medida que se vão conhecendo melhor Jan acaba por lhe contar a verdade sobre os Edukadores. Entusiasmada com o que acabara de ouvir, Jule insiste que ela e Jan invadam a casa de Hardenberg (Burghart Klaubner), o empresário que a processou no âmbito do acidente automóvel.

Na casa agem como os Edukadores, mudando os móveis de lugar, mas cometem erro grave: Jule esqueceu-se do seu telemóvel no interior da residência. No dia seguinte, Jan e Jule, decidem invadir novamente a casa de Hardenberg, para recuperar o telemóvel. No entanto, são surpreendidos pelo empresário forçando-as a um sequestro.

Aflitas acabam por pedir auxílio a Peter rumando todos para uma casa de campo local onde acabam por ter grandes diálogos sobre anarquismo e capitalismo.

Última atualização: 
08.05.2017
 

Hiperligações

Download

Imagens

Os Edukadores

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
Format: 2017-09-25
Format: 2017-09-25