Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

O FIGAC ’16 está ai!

O FIGAC ’16

Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultural

Uma Residência Artística Internacional sob o tema “Artistas Emergentes Europeus” e uma Exposição Coletiva de Artes Plásticas de “Obras dos Residentes II” constituem algumas das atividades em destaque do FIGAC ’16 e que arrancaram esta semana, 26 e 27 de maio, respetivamente.

"O Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultural – FIGAC – é um evento científico e cultural que se realiza na região Norte de Portugal desde o ano de 2010 no âmbito do curso de licenciatura em Gestão Artística e Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O FIGAC visa promover o diálogo e a reflexão sobre aspetos relacionados com a gestão cultural contemporânea a nível nacional e internacional, e, a médio prazo, pretende constituir-se como um espaço de referência no que concerne à divulgação de boas práticas e à promoção da discussão e da produção científicas sobre temas relacionados com a gestão cultural contemporânea.

Ao longo das seis primeiras edições do FIGAC, os alunos finalistas do curso de licenciatura em Gestão Artística e Cultural promoveram e produziram, na região do Alto Minho, um conjunto de atividades muito diversificadas – ações de formação, conferências, debates, exposições, palestras, performances, residências artísticas –, que contaram com a participação de centenas de alunos, professores, investigadores e profissionais do setor cultural e criativo, nacionais e internacionais.

Numa altura em que a relevância da cultura para o desenvolvimento sustentável é reiteradamente sublinhada e em que é urgente recolocar a cultura no centro dos discursos políticos coerentes e consequentes, o FIGAC 2016 escolheu como tema “Gestão Cultural: Formação e Profissionalização”.

Com o programa científico do FIGAC 2016 pretende-se contribuir substantivamente para a reflexão e intervenção no domínio da gestão cultural, nomeadamente no que concerne a aspetos relacionados com os seguintes tópicos: Genealogia da Gestão Cultural; Formação e Identidade Profissional do Gestor Cultural no Séc. XXI; Capacitação dos Profissionais do Sector Cultural e Criativo; Empregabilidade no Sector Cultural e Criativo; Mediação e Gestão Cultural; Cooperação e Internacionalização do Gestor Cultural.

A programação cultural do FIGAC 2016 terá, tal como no FIGAC 2015, como eixo principal uma Residência Artística Internacional que tem o objetivo de promover oportunidades para a mobilidade de artistas emergentes europeus e para a circulação das suas obras culturais e criativas. Na Residência Artística de 2016 procurar-se-á ainda sublinhar a diversidade dos campos de ação da Gestão Cultural.

A Comissão Científica e a Comissão Organizadora do FIGAC 2016 esperam, com mais esta edição do fórum, contribuir para que a cultura esteja no centro das atenções, sendo a protagonista dos debates que vão decorrer nos dias 2 e 3 de junho de 2016 no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Última atualização: 
27.05.2016
 

Imagens

O FIGAC ’16 está ai!

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
Format: 2017-09-25
Format: 2017-09-25