Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

A Cultura Motora na Escola do 1.º CEB

A Cultura Motora na Escola do 1.º CEB

Na ESE a 16 de maio

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, acolhe a 16 de maio, a terceira edição do seminário “A Cultura Motora na Escola do 1.º CEB” que visa dar continuidade aos já realizados na Universidade de Aveiro (2016) e na Escola Superior de Educação de Viseu (2017). A iniciativa pretende ser um espaço que promova o debate e a reflexão nacional sobre esta temática, especialmente nos seguintes pontos:

a) Proporcionar uma oportunidade de encontro, partilha e reflexão entre os formadores de professores, professores de EF e do 1.º CEB, responsáveis de agrupamento de escolas e coordenadores de estabelecimento de ensino, responsáveis autárquicos, técnicos desportivos, etc., com interesse e ou responsabilidade na promoção e desenvolvimento da Cultura Motora em contexto escolar;
b) Analisar as diferentes visões sobre as abordagens da EF e das AFD na escola do 1º CEB;
c) Conhecer diferentes práticas e projetos da EF e da AFD desenvolvidas nas escolas do 1º CEB;
d) Problematizar as condições da sustentabilidade e qualidade pedagógica das práticas da EF e das AFD nas escolas do 1º CEB;
e). Perceber as provas de aferição de Educação Física no 1º CEB como contributo para o desenvolvimento curricular nesta área;
f). Divulgar e discutir a investigação produzida no âmbito da Educação Física, das AFD´s e da atividade motora não estruturada, no 1º CEB.

“É atualmente inquestionável, a todos os níveis, o papel e a importância da Educação Física e da atividade física-motora em geral no desenvolvimento integral das crianças e dos jovens. O sistema educativo, reconhecendo-lhe essa importância ao longo de décadas, mantem a imprescindibilidade da Educação Física no currículo em todas as etapas do percurso escolar obrigatório”, adianta a comissão organizadora do evento. O 1º CEB constituindo-se como um dos alicerces fundamentais na construção e desenvolvimento de competências, atitudes e valores, deverá assegurar, entre outras, as condições necessárias e ajustadas ao desenvolvimento e promoção de uma literacia e cultura motora adequada”.

Público alvo / Certificação
Educadores, professores do 1º e 2º CEB, professores de Educação Física, técnicos desportivos, coordenadores de departamento, coordenadores de estabelecimento de ensino, diretores de agrupamentos, colégios, pais e encarregados de educação bem como todos os interessados nas questões da cultura motora no âmbito da escola do 1º CEB.

O seminário está certificado pela ESE-IPVC (entidade formadora certificada pelo CCPFC) com seis horas para formação de professores nos seguintes grupos de docência: 100 – Educação Pré-escolar / 110 – 1º Ciclo do Ensino Básico / 260 – Educação Física 2.º CEB / 620 Educação Física 3.º CEB e Secundário. 

Mais informações e Inscrição: http://www.ipvc.pt/cme1ceb

Última atualização: 
19.03.2018
 

Imagens

A Cultura Motora na Escola do 1.º CEB

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 
 
Format: 2019-07-21
Format: 2019-07-21