Jornadas superaram expectativas na ESCE

A 06 e 07 de março decorreram as I Jornadas de Organização e Gestão do Minho, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESCE-IPVC], organizadas pelos alunos e comissão de curso de Organização e Gestão Empresariais [OGE] com o objetivo aproximar e enriquecer a comunidade local, bem como consolidar as competências dos alunos.

A primeira sessão contou com um Workshop de Finanças Pessoais, dinamizado pelo Coach Financeiro David Vázquez, vindo diretamente de Barcelona, que desenvolveu um conjunto de dinâmicas com vista a consciencializar os participantes para a importância da liberdade financeira.

No dia 07 o primeiro painel abordou a Gestão de Finanças Pessoais e teve como oradores David Vázquez e Michael Castelhano que falaram sobre as finanças pessoais, alertando para a importância de poupar, ganhar dinheiro e investir. O primeiro orador alertou ainda para a importância da identificação dos gastos Formiga (gastos realizados diariamente de pequeno montante, mas que no final do mês representam montantes significativos).

Michael Castelhano, Gestor de Formação do Best Bank, consolidou a ideia da importância da poupança familiar para posterior investimento, elucidando a plateia sobre investimentos em ações, obrigações e fundos de investimento, referindo vantagens e inconvenientes de cada modalidade de investimento. Alertou ainda a plateia para um conjunto de elementos fundamentais quando se pensa investir neste tipo de produtos financeiros, entre os quais, a importância da diversificação de ativos que devem compor a carteira de investimentos, para a importância de definirem tanto a rentabilidade que pretendem obter como a possível perda a assumir, não esquecendo os custos associados a cada tipo de investimento.

Jorge Coelho e Eduardo Sousa, Managing Partner at SisConsult e Business Analytics Consult da Primavera Software, respetivamente, integraram o segundo painel que incidiu sobre a Gestão da Inovação Organizacional e os Sistemas de Informação.

Jorge Coelho referiu a importância dos modelos de negócio, inovação do produto e marketing, inovação do processo, assumindo a industria 4.0 como expoente máximo.

Concluiu afirmando que as abordagens de inovação organizacional assumem um papel fundamental para potenciar as condições que levam a um melhor sucesso da inovação dos modelos de negócio, dos produtos e dos processos. Na sua apresentação, Eduardo Sousa abordou um conjunto de conceitos básicos sobre Business Intelligence, sua utilização e relevância na gestão das organizações.

O terceiro painel centrou-se na Gestão da Inovação e Liderança e contou com o empreendedor e representante da Atkins em Portugal, Luís Milhazes, tendo enunciado o seu percurso enquanto empreendedor e empresário, salientando os seus sucessos e os seus fracassos, considerando que “Escorregar não é cair, é meio caminho andado”.

Também o Coach e mentor de empreendedorismo na Youth Business Spain, Manuel Rivero, na sua apresentação consolidou a perspetiva do orador anterior ressalvando a importância do plano de negócios e das diversas motivações para se ser um empreendedor de sucesso. Para motivar a plateia utilizou um conjunto de dinâmicas de interação que permitiram de forma prática validar os conceitos abordados e colocar a plateia altamente motivada, encerrando assim as I Jornadas com chave de ouro.

A organização congratulou-se com o sucesso da iniciativa elevando as expectativas para futuras organizações.

13.03.2017

Format: 2017-05-24