Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Cunicultura de Precisão

Cunicultura de Precisão

23 e 24 de out na ESA

Politécnico de Viana debate Cunicultura de Precisão

A Escola Superior Agrária do Instituto de Viana do Castelo (ESA-IPVC) recebe, nos dias 23 de 24 de outubro, a X edição das Jornadas de Cunicultura da ASPOC e as II Jornadas de Cunicultura da ESA-IPVC. Ao longo de dois dias   os desafios da fileira da carne de coelho estarão em debate e onde serão apresentadas as novas tecnologias e processos que têm sido aplicados na criação de coelhos. 

O encontro servirá igualmente fazer um balanço da campanha de promoção ao consumo da carne de coelho, que decorre, desde o início do ano na Península Ibérica, denominada "Carne de Coelho Hoje", que visa sensibilizar ao consumo de carne de coelho, que tem vindo a diminuir na Europa, colocando em risco o setor.

“A edição deste ano pretende levantar a discussão sobre a Cunicultura de Precisão abordando as diferentes temáticas ligadas à produtividade e rentabilidade das explorações, designadamente nas áreas produtiva, económica, ambiental, sanitária e da responsabilidade social”, refere José Pedro Araújo, docente da ESA-IPVC e membro da Comissão organizadora. José Pedro Araújo destaca ainda que o primeiro terá em destaque uma exposição de posters relativo a trabalhos desenvolvidos pelos participantes e sobre os quais será aberta uma discussão.  A encerrar o primeiro dia de trabalhos irá decorrer um jantar de degustação de carne de coelho, confecionado pelo Chef Hélio Loureiro, regado com vinhos da região de Ponte de Lima.

No segundo e último dia, as Jornadas abrem com a apresentação do primeiro balanço da Campanha de promoção ao consumo de Carne de Coelho e terminam com um debate técnico que será animado com uma mesa redonda.

A campanha:
Conheça a campanha em www.carnedecoelhohoje.eu e veja um dos vídeos promocionais.

A ASPOC

A Associação Portuguesa de Cunicultura (ASPOC) é uma Instituição Nacional com sede em Aveiro, fundada com o objetivo de promover o sector, nomeadamente através do estudo e defesa dos interesses relativos à Cunicultura, progresso técnico, legislativo, económico, social e formação profissional. Fundada a 13 de setembro de 1991 em Leiria por um pequeno número de cunicultores, com o passar dos anos a ASPOC, segue a mesma ideologia, valorizando e defendendo a cunicultura, na busca pela melhoria do sector.

Grande parte do seu trabalho é desenvolvido em colaboração com o Ministério da Agricultura, na área de legislação nacional e comunitária, e com a Direção Geral de Veterinária, no âmbito da legislação/utilização de medicamentos e legalização de explorações, passando também pelas situações de eliminação de cadáveres e produtos de utilização de veterinária. Atualmente conta com cerca de 80 Associados, onde se incluem: Produtores, Centros de Seleção, Centros de Inseminação Artificial, Matadouros e Técnicos Veterinários, distribuídos por território Nacional e Internacional, com maior incidência na Região Centro e Norte do País, representando cerca de 100.000 reprodutoras. O trabalho da Associação é essencialmente no sentido de transformar a produção e o consumo da carne de coelho em algo em que se sinta orgulho em apostar.

Última atualização: 
23.10.2018
 

Hiperligações

Download

Imagens

Cunicultura de Precisão

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
Format: 2019-08-22
Format: 2019-08-22