Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

REVITAGRI

REVITAGRI

Empreender é Difícil. Se cair há que levantar e Recomeçar

Uma sala cheia para ouvir falar sobre “O Empreendedorismo e seu financiamento no âmbito da Empresa Familiar”, foi o que aconteceu, no passado fim de semana, em Cabril, Montalegre no âmbito do workshop promovido pelo Projeto de Revitalização dos Setores Produtivos Tradicionais do Parque Nacional Peneda-Gerês - RevitAGRI-PNPG do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Com o objetivo de ajudar produtores do Parque Nacional Peneda-Gerês a desenvolverem a economia local esta ação pretendeu sensibilizar os intervenientes para a importância da transmissão da propriedade e da liderança dos seus negócios no sentido de potenciar a continuidade dos mesmos.

O workshop contou com a explicação de António Nogueira Costa, especialista em Empresas Familiares, que alertou para a necessidade deste “género” de empresas seguirem determinadas regras para que possam subsistir, destacando a importância do “financiamento no contexto da Empresa Familiar realçando que este pode mesmo ser uma variável diferenciadora”.

António Nogueira Costa destacou ainda a importância que estas empresas têm para o desenvolvimento das regiões no PNPG e lançou o repto para que possam ir mais além já que se trata de “uma busca de oportunidades de negócios dentro e fora das fronteiras setoriais ou geográficas da empresa”, podendo, refere, “ser feito o desenvolvimento de negócios atuais e o respetivo recurso ao apoio da Família e não somente ao nível da Empresa familiar”.

De acordo com o orador, “o clima empreendedor é um potenciador da continuidade da família empresária unida em torno de negócios sustentáveis”.

No final os participantes tiveram a oportunidade de interpelar o especialista que ouviu com atenção os relatos das experiências e problemas com a gestão dos negócios familiares que existem.

António Nogueira Costa deixou uma mensagem de esperança referindo mesmo que ser empreendedor, sobretudo nos dias de hoje não é fácil, mas que não se pode desistir à primeira contrariedade. “Empreender é Difícil. Se cair há que saber levantar e Recomeçar”.

O RevitAGRI-PNPG do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Segundo a comissão do Revitagri “constitui uma das preocupações do projeto valorizar a cultura, a gastronomia e a paisagem, constitui uma prioridade para o desenvolvimento integrado da nossa região. O legado herdado dos nossos antepassados que esteve na origem de usos e costumes tradicionais”.

Para além da ESA e da ESCE IPVC fazem ainda parte da comissão de acompanhamento a DRAPN; ICNF; os Municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Melgaço, Terras de Bouro e Montalegre e as associações locais como ADRIL, ADRMINHO, ADER e ATAHCA.

Última atualização: 
21.11.2018
 

Imagens

REVITAGRI

Imagens

REVITAGRI

Imagens

REVITAGRI

Imagens

REVITAGRI

Imagens

REVITAGRI

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
Format: 2020-02-28
Format: 2020-02-28