Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

ESCE e ESA trazem a debate

REVITAGRI: Espécies fruteiras no Soajo

REVITAGRI: Espécies fruteiras no Soajo

Espécies fruteiras do Soajo, um património por explorar

No âmbito do Projeto REVITAGRI, coordenado pela Escola Superior Agrária em parceria com o a Escola Superior de Ciências Empresarias, ambas do IPVC, as espécies fruteiras do Soajo, um património por explorar, será o tema em discussão no segundo encontro da comissão de acompanhamento deste projeto financiado pelo Norte 2020, e que estuda e analisa a Revitalização dos Sectores Produtivos e Tradicionais do PNPG (RevitAGRI – PNPG).  A iniciativa, aberta a toda a população do Soajo, irá decorrer no dia 17 de fevereiro, na casa do povo do Soajo, pelas 10h.

Segundo a comissão constitui uma das preocupações do projeto REVITAGRI, “valorizar a cultura, a gastronomia e a paisagem, constitui uma prioridade para o desenvolvimento integrado da nossa região. O legado herdado dos nossos antepassados que esteve na origem de usos e costumes tradicionais”.

As origens da fruticultura no Minho perdem-se no tempo e urge estudar e preservar as variedades regionais de fruteiras, contribuindo para a valorização deste património genético único, e com caraterísticas diferenciadoras, que poderá contribuir de forma significativa para um acréscimo de valor às populações rurais do Parque Nacional Peneda-Gerês.

Neste sentido, toda a população do Soajo está convidada a participar neste encontro para o debate desta temática. Em cima da mesa estarão os seguintes temas:

  • Que espécies e variedades de fruteiras se cultivavam no Soajo?
  • Que tradições culturais estão associadas ao património frutícola regional?
  • Como preservar e valorizar a produção no sentido da criação de riqueza e da preservação dos usos e costumes ancestrais?
  • Que novos produtos se podem obter com o património frutícola regional?

Para além da ESA e da ESSE IPVC fazem ainda parte da comissão de acompanhamento a DRAPN; ICNF; os Municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Melgaço, Terras de Bouro e Montalegre e as associações locais como ADRIL, ADRMINHO, ADER e ATAHCA.

Última atualização: 
15.02.2018
 

Hiperligações

Download

Imagens

REVITAGRI: Espécies fruteiras no Soajo

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
Format: 2019-08-24
Format: 2019-08-24