ESA lança concurso de ideias

Dia Mundial da Casa de Banho

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo comemora o Dia Mundial da Casa de Banho (19 novembro) com o lançamento de um Concurso de Ideias para Sanitas Secas ou de baixo consumo de água. Este concurso constitui uma das atividades do projeto ECOSAN, promovido pela ESA-IPVC, com o apoio do Fundo Ambiental e de parceiros estratégicos como o CIIMAR Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental e o Portal da Construção Sustentável.

O Dia Mundial da Casa de Banho, também conhecido como o Dia Mundial da Sanita, celebra-se a 19 de novembro, desde 2001, em vários países mundo, com o objetivo de destacar a importância do saneamento básico para a saúde global. Foi oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas em 2013 e visa alertar a população para o facto de mais de 2,4 mil milhões de pessoas não terem acesso a uma casa de banho limpa, segura e privada. Isto significa que 1 em cada 3 pessoas não dispõe de casa de banho que assegure boas condições de higiene e segurança.

O projeto ECOSAN visa contribuir para a promoção do modelo de saneamento ecológico integral, com base em soluções inspiradas na Natureza, designadamente “sanitários secos ou de baixo fluxo” e “ilhas flutuantes/leitos de plantas” e contribuir para a Educação Ambiental, nos domínios da valorização do território e da economia circular, junto de diversos setores económicos, nomeadamente agricultura, indústria e turismo, através da dinamização de programas, atividades e campanhas de Educação Ambiental que visem a adoção de práticas mais sustentáveis no uso eficiente da água, com especial enfoque na redução dos consumos.

O concurso visa estimular o desenvolvimento e a apresentação de ideias e soluções concretizáveis com base na aplicação dos princípios da Economia Circular, tendo em vista a redução do consumo e da poluição da água. Os modelos de aplicação deverão ser suportados em soluções ecológicas e sustentáveis para habitações situadas em locais onde não existe rede de saneamento de águas residuais ou a ligação à rede de saneamento não é técnica e economicamente viável. A aceitação, pelos utilizadores, de sanitários secos e/ou de baixo fluxo passa pelo desenvolvimento de um produto com design apelativo e custo competitivo com os equipamentos convencionais disponíveis no mercado. O contributo para a sustentabilidade inerente ao modelo de saneamento ecológico integrado preconizado no projeto ECOSAN é reforçado pela conceção do produto considerando todo o seu ciclo de vida, com vista à redução de impactes ambientais, promovendo a ecoeficiência através do ecodesign.

Sabia que?

• Mais de 700 mil crianças morrem todos os anos devido a diarreia causada por águas poluídas e más condições sanitárias - são perto de 2000 mortes por dia;
  • Uma criança morre de dois de dois em minutos por falta de água e de condições de higiene sanitária;
  • Em todo o mundo, existem mais pessoas com telemóvel do que com sanita;
  • Mais de 60 milhões de crianças nascem em casas sem saneamento;
  • 7.500 pessoas morrem diariamente por falta de saneamento, entre as quais 5.000 são crianças com menos de 5 anos;
  • 272 milhões de dias de escola são perdidos por ano devido a doenças relacionadas com o saneamento;
  • Apenas 47% das escolas nos países sub-desenvolvidos oferecem adequadas condições sanitárias;
  • Alguns países perdem 7% do PIB com problemas de saúde relacionados com a falta de condições sanitárias;
  • 2 milhões de toneladas de dejetos humanos alcançam diariamente recursos hídricos, contaminando as águas;
  • Mil milhões de pessoas ainda defecam ao ar livre.

Concurso de ideias para sanita seca ou com baixo consumo de água

O prazo para apresentação de propostas termina a 21 de dezembro, às 18h00.

Só serão aceites candidaturas cujos seguintes documentos estejam correta e totalmente preenchidos:
a) Formulário de candidatura
b) Apresentação da ideia
c) Declaração de identificação do(s) concorrente(s)
d) Declaração de aceitação dos Termos de Referência

Para participar, aconselha-se a consulta dos Termos de Referência do concurso.

19.11.2018

Dia Mundial da Casa de Banho