Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Agronomia motiva debate

Jornadas de Engenharia Agronómica

ESA lança Jornadas, já na sua 2ª edição!

ESA-IPVC acolhe a 2ª edição
Estudantes, docentes, investigadores, técnicos e público em geral, constituem os principais destinatários dos temas objeto de apresentação e debate. As inscrições já se encontram disponíveis!

“Novas estratégias na proteção das culturas”, “Bem-estar animal em suinicultura: suas implicações”, “Políticas e Mercados” e “Os nossos profissionais e as empresas” constituem os temas centrais que vão estar em debate no próximo dia 17 de novembro, a partir das 09h00, na 2ª edição das Jornadas de Engenharia Agronómica da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC], sedeada em Ponte de Lima.

“A produção animal não é vista exclusivamente como uma forma de produção de alimentos, suscitando, questões éticas inerentes à forma como devem ser tratados os animais. Para além disso, o bem-estar animal é considerado como um elemento integrante da qualidade dos alimentos e com impacto na saúde animal e na segurança alimentar” comenta Isabel Valín, Docente da ESA-IPVC e membro da Organização das Jornadas, a propósito das questões centrais da iniciativa.

Segundo a Docente, “a definição das principais medidas de política, que integram e balizam o setor agrícola, assume relevância fundamental ao nível das decisões tomadas nas explorações agrícolas. Neste momento, a análise do setor leiteiro e do respetivo sistema de quotas, justifica especial atenção por parte dos empresários agrícolas” observa ainda.

“A valorização dos produtos agrícolas e agroalimentares passa necessariamente pela identificação dos principais canais de distribuição e pelo reconhecimento dos agentes económicos que intervêm na fileira e que aportam valor ao setor. Nesse sentido, importa, mais do que nunca, interpretar as mais recentes tendências do consumo alimentar e compreender as dinâmicas que condicionam a produção e a venda dos principais produtos obtidos na região Norte do país.”, explica Marinho Cardoso, igualmente Docente da ESA e membro da organização, justificando a realização desta 2ª edição das Jornadas.

A iniciativa conta com as presenças do Presidente do Politécnico de Viana na sessão de abertura, do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, da Diretora da Escola Superior Agrária e do Coordenador do Curso de Engenharia Agronómica.

António Taboada, Quimica Massó (Espanha), Joaquim Guerner Moreira – DRAPN-MAMAOT), Tiago Machado Moreira, Agropecuária da Gandra, Reis & Silva, Lda. Divanildo Outor Monteiro, UTAD, Fernando Cardoso, FENALAC, Rui Rosa Dias, IPAM, Assessor de Marketing da AGROS, Luís Marcolino, Empresário de produção de cravo, José Maria, Empresário agrícola, João Pereira, Consultor e empresário em viticultura e enologia, e João Capitão, do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, constituem o leque de oradores convidados para estas 2as Jornadas de Engenharia Agronómica.

A iniciativa conta ainda, no final, com a partilha, por profissionais formados na Escola Superior Agrária, de diferentes experiências, documentadas por vivências pessoais, sociais nas suas interações com empresários e profissionais do setor agrário.

Consulte já o programa completo, bem como toda a informação sobre as Jornadas e respetivas inscrições.

Última atualização: 
11.12.2014
 

Hiperligações

Download

Imagens

Jornadas de Engenharia Agronómica

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
 
 
 
 
Format: 2019-09-21
Format: 2019-09-21