Engenharia de Sistemas de Energias Renováveis

Saídas Profissionais

Devido à multidisciplinariedade da formação o Engenharia de Sistemas de Energias Renováveis é um profissional muito procurado por todo o tipo empresas. É capaz de trabalhar com êxito em qualquer sector industrial e pode aceder ao mundo da consultoria, da gestão e das finanças. Os pilares deste êxito profissional são a sua exigente formação generalista (matemática, física, química), o seu conhecimento profundo das diversas tecnologias necessárias à indústria moderna (automação, comunicações, informática, engenharia de processos) e os seus conhecimentos em organização (gestão, economia, organização de empresas). Além disso dispõe ainda de formação em comportamento, relações sociais, cidadania e ética profissional.

A especialização em Energias Renováveis torna o graduado num recurso humano altamente adequado ao atual contexto nacional e internacional de aumentar a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental do sector industrial e doméstico.

A inserção do Engenheiro de Sistemas de Energias Renováveis no mundo laboral é facilitada pela sua polivalência e pela sua especialização nas energias renováveis o que o torna num profissional muito valorizado. De seguida são apresentadas algumas, do vasto leque de possibilidades, das saídas profissionais para o graduado em Engenharia de Sistemas de Energias Renováveis:

• Gestor Energético: realização de auditorias energéticas e de planos de gestão de energia
  • Responsável de Projeto (Project Manager); Execução, gestão e direção de projetos de instalações, sistemas e equipamentos no sector industrial
  • Responsável de Produto (Project Manager); Conceção, projeto e fabricação de equipamentos industriais
  • Consultor e Assessor
  • Direção Técnica e Gestor de Organizações
  • Planificação estratégica de sistemas de qualidade, de sistemas de produção e de gestão médio ambiental.
  • Responsável da exploração operacional e económica de industrias produtivas
  • Investigação e desenvolvimento de produtos, processos e métodos industriais
  • Investigação e desenvolvimento de tecnologias de produção de energia elétrica e de calor
  • Gabinetes de assessoria de política ambiental em empresas e autarquias.
  • Gabinetes de qualidade ambiental e energética.
  • Empresas de produção, instalação e manutenção de sistemas de energias renováveis.
10.05.2012

Format: 2017-11-25