Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Empreendedorismo… no feminino

Alunas de Enf. Veterinária lançam “Patinhas de Sabão”!

Isabel Cunha, de 24 anos e Mariana Ferreira, de 23, enfermeiras veterinárias pelo Politécnico de Viana, decidiram aventurar-se a abrir uma empresa. Confrontadas com poucas “portas” abertas decidiram apostar numa ideia inovadora que lhes ocorreu aquando dos seus percursos académicos, e que se foi fundamentando durante alguma experiência profissional entretanto adquirida.

Com alguma experiência na área do empreendedorismo, proporcionado durante o trajeto de estudantes ao vencerem o 2º lugar do Concurso Poliempreende (7ª ed.) e se constituírem bolseiras do Passaporte para o Empreendedorismo, dedicaram algum tempo ao estudo e à possibilidade de aplicação da ideia. 

Agora, e passados cerca de 8 meses após decidirem avançar com o projeto, acabam de inaugurar a sua loja, o “Patinhas de Sabão”, um centro de estética e bem-estar animal, com uma variante inovadora - banhos self-service. Grooming geral do animal (banhos e tosquias personalizadas), visitas ao domicílio, dogwalking, petsitting e venda de produtos de higiene e profilaxia animal constituem mais alguns dos serviços que disponibilizam ao público.

Trata-se de mais um caso de sucesso de alunos do Politécnico de Viana!

Isabel Cunha e Mariana Ferreira, diplomadas em Enfermagem Veterinária pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC], sedeada em Ponte de Lima, acabam de lançar um projeto intitulado “Patinhas de Sabão”, um centro de estética e bem-estar animal, na área do grande Porto, em Matosinhos.

Licenciadas no ano letivo de 2010/11, as duas jovens Enfermeiras Veterinárias não se aventuraram neste projeto de lançamento da empresa sem uma prévia preparação em matéria de empreendedorismo. A participação na 7ª ed. do concurso Poliempreende (2009/10), que lhes valeu segundo lugar com a ideia “Funerária Animal”, e uma incursão ainda pelo concurso “Passaporte para o Empreendedorismo” permitiu-lhes apetrecharem-se de algum know-how para agora se lançarem na criação dos seus próprios empregos.

O projeto, que apresenta uma nova variante, banhos self-service [ss], foi assim lançado após todo um percurso de preparação, aquando dos seus trajetos académicos no Politécnico de Viana

“O Passaporte para o Empreendedorismo” foi atribuído a esta ideia que agarramos com muita vontade e acabamos por tornar real, tendo perfeita noção de que, passados poucos dias, teríamos situações de puro plágio, mas apesar de tudo, acreditamos no potencial do árduo trabalho para a oferta do melhor serviço”, comenta Mariana.

“Realizamos diferentes planos de negócios seguindo diferentes perspetivas e possíveis seguimentos do negócio e “avaliamos” alguns nichos de mercado, através da aplicação de vários estudos de mercado”, esclarece Isabel.

“O “Patinhas de Sabão” surgiu ao identificarmos a necessidade existente no quotidiano das pessoas que têm animais domésticos: dar banho ao seu animal e dispor das condições corretas para o fazer a um preço possível para todas as carteiras”, explica Mariana a propósito do seu centro de estética e bem-estar animal.

“Um dos casos típicos são as pessoas que têm animais em apartamentos e por questões de higiene e bem-estar têm que os banhar regularmente. Este serviço permite que estas pessoas tratem do seu animal com todas as condições e material adequado a um preço muito mais acessível” informa ainda a jovem empreendedora.

Os banhos self-service serão taxados consoante o tempo de utilização do espaço (à exceção do tempo de escovagem). “Assim, o cliente chega à nossa loja com o objetivo de usar o SS e é marcada a hora. Após terminar a secagem, a hora volta novamente a ser marcada e o preço final é o resultado do produto do tempo pela taxa de utilização aplicada” informam.

Relativamente ao valor que poderá comportar usufruir dos serviços do “Patinhas de Sabão”, as empreendedoras adiantam que “as taxas de utilização variam consoante o tempo, ou seja, um cliente que demore mais tempo tem uma taxa mais reduzida do que um cliente que demora apenas dez minutos. As taxas de utilização oscilam entre os 0,40 €/min e 0,25€/min.”

“Para além do posto SS temos uma vasta panóplia de serviços, desde  o grooming geral do animal (banhos e tosquias personalizadas), visitas ao domicílio, dogwalking, petsitting e venda de produtos de higiene e profilaxia animal. Para além disto, temos agendada a renovação de serviços, para fazer face a todos os plágios que estamos a contar ter da ideia. Assim, conseguimos mostrar ao cliente que as nossas competências são mais do que uma ideia, que temos a capacidade de inovar e renovar, pelo que podemos desde já avançar que Vamos crescer” sublinham entusiasticamente.

Relativamente à utilidade da formação que obtiveram em articulação com este novo mundo empreendedor pelo qual enveredaram agora, as jovens enfatizam a excelência do percurso “estamos muito gratas pelas competências que nos foram conferidas para além da Enfermagem. Não sabemos como vai correr, mas estamos preparadas para as diferentes possibilidades e isso são valências sempre muito positivas para serem reforçadas. O estudo, o pensar... e um plano de negócios de excelência. É isto”. 

O Patinhas de Sabão tem as suas portas abertas na Av. Serpa Pinto, nº548, em Matosinhos.

Última atualização: 
11.04.2014
 

Hiperligações

Imagens

Mariana e Isabel, Empreendedoras | Enfermeiras Veterinárias IPVC (esq. p/ a dir.)

Imagens

Logótipo do Centro de Estética e Bem-Estar Animal

Imagens

Mariana, Enfermeira Veterinária pela ESA-IPVC

Imagens

Mariana, Enfermeira Veterinária pela ESA-IPVC

Imagens

Mariana, Enfermeira Veterinária pela ESA-IPVC

Imagens

Mariana, Enfermeira Veterinária pela ESA-IPVC

Imagens

Isabel e Mariana, Enfermeira Veterinária pela ESA-IPVC

Imagens

Isabel, Enfermeira Veterinária pela ESA-IPVC

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
Format: 2019-08-24
Format: 2019-08-24