Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Docente ESTG-IPVC vence Fraunhofer 2015

Dirk Elias, Diretor Executivo da AICOS Fraunhofer, Sérgio Lopes,  Docente ESTG-IPVC premiado no Fraunhofer Challenge 2015, com os dois finalistas da categoria PhD. © Fraunhofer Portugal

Doutoramento distinguido com primeiro prémio

Sérgio Lopes, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), foi o grande vencedor do Fraunhofer Portugal Challenge 2015. O desenvolvimento de uma tecnologia de localização para ambientes interiores, levada a cabo para o doutoramento, foi distinguido pelo júri com o primeiro prémio. Inovação resultante da investigação permite a baixo custo determinar a posição de um dispositivo num espaço tridimensional com uma precisão até ao centímetro. As possíveis aplicações vão desde o uso familiar à medicina.

As atuais tecnologias de localização estão mais centradas na aplicação exterior, não necessitando de uma precisão tão apurada e, nalguns casos, recorrendo a sistemas híbridos de GPS. O que se destaca no trabalho de doutoramento de Sérgio Lopes é o facto de ser desenhado para o pior cenário, isto é, um cenário em espaço interior onde a precisão é absolutamente necessária. O que se conseguiu com a nova tecnologia foi não só diminuir os custos até ao patamar low-cost, mas também diminuir a margem de erro até ao centímetro.

Num espaço tridimensional, qualquer dispositivo pode ser localizado e a sua trajetória analisada em tempo real. Esta evolução permitirá avanços em áreas como a medicina, onde por exemplo poder-se-á captar movimentos corporais para doentes em recuperação motriz. A importância do desenvolvimento não passou despercebida ao júri composto por especialistas académicos e de empresas tecnológicas que imediatamente reconheceram o potencial da aplicação em causa.

Para além do docente da ESTG-IPVC, que fez o doutoramento na Universidade de Aveiro, estiveram a concurso na final do Fraunhofer os doutorandos Hoang Van Xiem, do IST-Universidade de Lisboa, e Mário Vairinhos, também da Universidade de Aveiro.

Última atualização: 
03.11.2015
 

Hiperligações

Imagens

Dirk Elias, Diretor Executivo da AICOS Fraunhofer, e Sérgio Lopes, Docente ESTG-IPVC premiado no Fraunhofer Challenge 2015: categoria PhD. © Fraunhofer Portugal

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 
 
 
Format: 2019-12-12
Format: 2019-12-12

Próximos Eventos