Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Docente publica Livro

António Cardoso

Populações rurais alvo do estudo de António Cardoso

Questionar a eficácia do desenvolvimento na era da globalização, com incidência no desenvolvimento local, foi o ponto de partida do livro “Território e Desenvolvimento. Populações no Concelho de Barcelos (1960-2011)” da autoria de António Cardoso, Docente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana que acaba de ser publicado. Segundo o Investigador o estudo pretendeu perceber até que ponto e de que forma as instituições (para)estatais e os diversos tipos de associações/cooperativas têm dado respostas às necessidades e problemas das comunidades locais, entre outras análises desenvolvidas. Por outro lado, os défices e as melhorias alcançadas, foram também investigadas a partir das “estratégias familiares e individuais” revela o Sociólogo.

António Cardoso, doutorado em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid, é Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] e investigador integrado do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) na Universidade do Minho. Membro de várias associações profissionais e culturais, tem participado com comunicações em congressos nacionais e internacionais e outras reuniões científicas, e publicado vários artigos científicos em livros, revistas nacionais e estrangeiras, sobre temáticas de desenvolvimento rural/regional, políticas de sustentabilidade e organizações.

Sobre o Livro Território e Desenvolvimento. Populações no Concelho de Barcelos (1960-2011) de António Cardoso (IPVC/CICS)
“Neste estudo, com uma parte empírica a nível municipal e local (freguesia/aldeia), nomeadamente em Barcelos e Durrães (freguesia/aldeia), problematizando-se o desenvolvimento na era da globalização, tendo por pano de fundo o problema do desenvolvimento local, suas virtualidades e limites. Para além do enquadramento de carácter teórico-metodológico, faz-se uma análise sociodemográfica, económica, cultural e política a nível regional, distrital e sobretudo municipal, baseada em dados de ordem quantitativa e qualitativa, em que uma parte final focaliza a aldeia como estudo de caso, observando-se, numa perspetiva histórica-sociológica, os processos de conservação e mudança da aldeia desde os anos sessenta até aos dias de hoje.

Procura-se saber em que medida, de que modo e com que meios as instituições (para)estatais e os diversos tipos de associações/cooperativas, no âmbito das políticas estatais e supra-estatais e de estratégias de cooperação transnacionais, têm dado respostas às necessidades e problemas das comunidades locais e qual o espaço e a eficácia das referidas instituições e associações em torno do desenvolvimento local, designadamente rural. Por outro lado, dadas as virtualidades, assim como os constrangimentos e limites endógenos e exógenos, avaliaram-se os défices e as melhorias alcançadas, não apenas a partir das diversas instâncias (para)institucionais, mas também a partir das estratégias familiares e individuais, procurando saber quais os factores e mecanismos explicativos dos resultados constatados. (…)” (António Cardoso, 2014).

Ficha Técnica:
Autor: António Cardoso
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 396
Editor: Edições Húmus
ISBN: 978-989-8139-74-0

Consulte as condições de venda em: http://cics.uminho.pt/pt/os-nossos-livros/

Última atualização: 
04.07.2014
 

Hiperligações

Download

Imagens

António Cardoso

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
 
 
 
 
Format: 2019-09-15
Format: 2019-09-15

Sem agenda para este dia.