Seminário e Simulacro assinalam a data

Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho assinalado no IPVC

Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho assinalado no Politécnico de Viana com várias atividades

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) assinala o dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho com várias iniciativas. O destaque vai para o seminário, na tarde do dia 28, que irá decorrer na Escola Superior de Saúde (ESS) e para o simulacro no edifício dos serviços centrais da instituição.

Numa ação conjunta o Centro Local da Autoridade para as Condições no Trabalho (ACT), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) com o apoio da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, celebram no dia 28 de abril o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho.

O Seminário, que irá decorrer na Escola Superior de Saúde do IPVC na tarde do dia 28 de abril, tem como tema “Segurança e Saúde no Trabalho – a relevância da Informação”. “A nível internacional, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) escolheu como tema para as comemorações do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho “Otimizar a compilação e o uso da informação sobre segurança e saúde no trabalho – uma contribuição para a implementação do objetivo de desenvolvimento sustentável”, revela a comissão organizadora. “A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho considera que a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças profissionais é um investimento seguro e estima que existe um retorno € 2,5 a € 4,8 por cada Euro investido. O valor inestimável da vida humana exige o envolvimento de todos. Procuramos com esta iniciativa promover uma cultura de segurança e saúde nos locais de trabalho”, frisou fonte da comissão organizadora.

O Seminário é dirigido a empregadores, trabalhadores, e seus representantes, gestores e responsáveis pelas pessoas, técnicos de segurança no trabalho, médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, psicólogos, estudantes, entre outros.

Juntamos o programa do Seminário em anexo.

A inscrição pode ser feita através do seguinte atalho:

Simulacro nos Serviços Centrais

No âmbito das Comemorações do Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho o edifício da Presidência e Serviços Centrais vai ser palco de um simulacro. Trata-se de um exercício de preparação da comunidade, das forças e entidades de intervenção/supervisão. “Trata-se de um exercício importante para o IPVC pois permite testar igualmente parte do plano de segurança interno de forma a verificar quais as suas fragilidades e nesse sentido de o ir aperfeiçoando”.

As cerca de três dezenas de funcionários do edifício não foram informados da hora em que o simulacro irá ocorrer pelo que “todas as atividades devem ser interrompidas quando soar o alerta e o edifício deverá ser evacuado com a maior celeridade”.

24.04.2017

Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho