Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Riscos e Proteção Civil

Apresentação

Grau: 
CTeSP
Regime: 
Normal | Diurno
Escola: 
ESA - Escola Superior Agrária
Local: 
Refoios, Ponte de Lima
Duração: 
2 anos letivos (4 semestres)
N.º de vagas do curso: 
25 (no máximo)
Coordenador: 

Professor Doutor Joaquim Mamede Alonso
e-mail: malonso@esa.ipvc.pt

O Curso Técnico e Superior Profissional em Riscos e Proteção Civil pretende avaliar e gerir riscos naturais e tecnológicos e intervir em situações de crise, emergência e segurança pública.
Em termos específicos visa formar técnicos com:

  • Conhecimentos em ciência da vida e da terra de base e aplicados em instrumentos e processos de análise e modelação da estrutura e funcionamento de sistemas ambientais e territoriais;
  • Aptidões/competências de avaliação, planeamento e de gestão de riscos naturais, tecnológicos e sociais (definição de estratégias, medidas mitigadoras de carácter geral e específico, estudos, projetos e planos de emergência e de segurança e de auditorias e peritagens de segurança) que constituem uma ameaça à segurança de pessoas, bens e infraestruturas sensíveis criticas (definidas em legislação europeia e nacional).
  • Aptidões/capacidades de intervenção em situações de crise, de emergência e de promoção da segurança pública e qualificação territorial (organização da proteção civil, liderança de equipas, seleção e utilização de procedimentos e equipamentos, questões de socorrismo e assistência).
  • Atitudes de inovação em modelos de organização e instrumentos de prevenção dos riscos e comportamentos em situações de crise eminente ou de emergência, sensibilização da sociedade e comunidades bem como, da responsabilização dos agentes para a gestão do risco.
  • Conhecimento da organização e quadro institucional (sistema Integrado das redes de emergência e segurança em Portugal/sistema nacional de proteção civil).
  • Capacidades de fundamentação e formulação de conceitos e modelos de desenvolvimento inteligente na relação da gestão (incluindo a avaliação ambiental, a recuperação cultural, social, económica e financeira subsequentes à ocorrência de eventos graves ou catastróficos.) dos riscos, da segurança e da proteção civil locais.
Última atualização: 
17.10.2017
 

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
 
Format: 2017-11-24
Format: 2017-11-24

Próximos Eventos