Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Fruticultura, Viticultura e Enologia

Apresentação

Grau: 
CTeSP
Regime: 
Normal | Diurno
Escola: 
ESA - Escola Superior Agrária
Local: 
Refóios, Ponte de Lima
Duração: 
2 anos
N.º de vagas do curso: 
26
Coordenador: 

Doutor José Raúl de Oliveira Rodrigues
e-mail:  raulrodrigues@esa.ipvc.pt

Nos últimos anos tem-se verificado uma modernização dos setores frutícola e vitivinícola, não só ao nível da produção como da transformação e da comercialização dos produtos. A importância económica que a fruticultura e a vitivinicultura representam no setor agrícola nacional, o lugar de destaque que têm vindo a assumir no mercado internacional e as potencialidades que o setor apresenta justificaram a sua classificação como fileiras estratégicas no novo Quadro Comunitário de Apoio 2014 a 2020, o que irá permitir a continuação do processo de reconversão e da modernização destes setores.

O Curso Técnico Superior Profissional na área da Fruticultura, Viticultura e Enologia visa oferecer uma formação exigente e motivadora, capaz de orientar a produção e a transformação por uma estratégia produtiva sustentada, rentável e preservando o Homem e o ambiente. A estrutura curricular proposta assenta no desenvolvimento de conhecimentos técnico-científicos, que permitam ao formando obter competências nas tecnologias de produção frutícola, vitícola e enológica.

Uma formação deste tipo permite, prioritariamente, a inserção profissional, criando condições para um trabalho especializado e dando acesso também ao prosseguimento de estudos, por creditação dos saberes adquiridos, em formações com níveis de qualificação mais elevados. Com este curso pretende-se também dar resposta às crescentes necessidades do tecido empresarial, ao nível de quadros intermédios qualificados com reconhecidas capacidades nos domínios da fruticultura, viticultura e enologia, capazes de dar resposta às necessidades dum mercado de trabalho em rápida mudança e desenvolvimento.

Do exposto, facilmente se verifica que as fileiras da fruticultura, da vinha e do vinho, na região onde se insere a Escola Superior Agrária, necessitam de absorver quadros médios, qualificados nas referidas áreas, conhecedores dos processos tecnológicos inovadores mais adequados aos desafios cada vez mais exigentes, na produção de frutos e de vinhos de excelência. Por outro lado, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais irão fomentar a competitividade do País, através da qualificação do capital humano, o que para Portugal e para a região assume especial relevância, dado os baixos níveis de escolaridade e qualificação profissional que ainda caracterizam grande parte da população ativa.

Um curso com forte componente técnica e de formação em contexto de trabalho.

Última atualização: 
21.03.2016
 

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
Format: 2017-09-25
Format: 2017-09-25