Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Culturas Regadas

Culturas Regadas

Apresentação

Grau: 
CET
Regime: 
Normal | Diurno
Escola: 
ESA - Escola Superior Agrária
Local: 
Mosteiro de Refóios, Ponte Lima
Duração: 
1375 horas
N.º de vagas do curso: 
24
Coordenador: 

Prof. Doutora Maria Isabel Valin Sanjao
E-mail: isabelvalin@esa.ipvc.pt

NOTA: Este CET Não abre vagas para o ano letivo 2014/15.

A região do Entre Douro e Minho caracteriza-se por uma elevada utilização dos seus recursos hídricos disponíveis no regadio. Nas regiões de meia-montanha, o regadio tradicional é um importante fator de fixação das populações rurais, evitando a desertificação humana. Nas regiões mais planas e próximas do litoral, de agricultura intensiva, o regadio é uma importante componente no aumento das rentabilidades das explorações. Nestas zonas do litoral, a horticultura intensiva de ar livre e de estufa e a produção de forrageiras na atividade agropecuária, mais propriamente em toda a faixa litoral desde Esposende a Vila do Conde, são sistemas culturais dominantes e com forte peso no PIB desta região. O mesmo se passa em toda a zona de Aveiro, onde está instalada a Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural de Vagos, em que os sistemas culturais dominantes são os mesmos referenciados acima. Acresce ainda, que nestas regiões de horticultura e pecuária intensivas, estão referenciadas duas Zonas Vulneráveis (Diretiva-nitratos): a Zona Vulnerável nº 1 que abrange a área entre os rios Cávado e Ave, o litoral e a bacia leiteira até Barcelos e a Zona Vulnerável nº 2, localizada no litoral do distrito de Aveiro. Nestas Zonas Vulneráveis, o controlo da poluição das águas subterrâneas passa por técnicas específicas de controlo das dotações de rega a fim de se evitar processos de lixiviação de nitratos. Neste contexto, justifica-se plenamente a formação de técnicos de nível IV e a sua inserção num mercado de trabalho emergente. O aconselhamento e acompanhamento de explorações agrícolas, através das Cooperativas e Associações de Produtores, passam pelas seguintes vertentes técnicas: i) seleção de equipamento e material adequado aos sistemas de rega; ii) adequação e reconversão dos sistemas de rega; iii) planeamento da rega por tipologia de culturas por formam a garantir os melhores níveis de produção e de eficiência na utilização da água; iv) planeamento da rega de forma a reduzir a poluição de agroquímicos para as águas subterrâneas, ação esta que se insere nos Programas de Acão das Direções Regionais de Agricultura para as Zonas Vulneráveis.
O forte desenvolvimento dos espaços verdes, quer de carácter habitacional, quer de abrangência autárquica, é outra das atividades onde se manifesta a necessidade de técnicos especializados na área da rega. Na região existe uma diversidade de pequenas e médias empresas (empresas de viveiros e instalação de espaços verdes, Nova Rocha - Sistema de Rega, Aquamatic - Sistemas de Rega, Gustavo Cudell, etc.) que têm necessidade de pessoal qualificado nesta área técnica e específica.
A necessidade de formação de técnicos especializados na área da rega tem sido uma preocupação manifestada por Responsáveis das Direções Regionais de Agricultura que têm por responsabilidade a implementação dos Programas de Acão para as Zonas Vulneráveis. A mesma necessidade também tem sido manifestada pelas Associações de Produtores, quer da região litoral de Esposende e Vila do Conde, quer da região de Aveiro, atendendo ao aumento da rentabilidade das culturas (rentabilidade das explorações) e a sua obrigação na redução da poluição de origem agrícola.

Última atualização: 
03.07.2014
 

Hiperligações

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
Format: 2019-08-22
Format: 2019-08-22