Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

IPVC premiado em Festival Internacional

Pormenor do Jardim dos Alunos IPVC, intitulado “Olhar o Minho”, vencedor do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima ‘14

Projeto de Alunos vence edição ‘14 do certame

"Olhar o Minho" foi o jardim mais votado pelos visitantes do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima 2014, este ano subordinado ao tema "Jardins em Festa”, que encerrou no final de outubro.

Como o mais votado, o jardim Olhar o Minho vai manter-se em exposição, juntamente com as 11 novas criações que vão ser selecionadas para a 11ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, em 2015, que terá como temática "A Água no Jardim”.

O jardim vencedor é da autoria dos alunos do 2.º Ano de Engenharia Agronómica (Ramo Espaços Verdes) – Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC] e de alunos do 2.º Ano de Design de Ambientes – da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG/IPVC], sob a orientação dos docentes Isabel Valín, Susana Mendes e Rui Cavaleiro.

“Olhar o Minho é um jardim concebido numa alusão à alegria e exuberância das festas tradicionais, em particular das festas do Minho. Nestas, a mulher e o vinho têm um papel destacado. A mulher, desfilando e dançando com os seus trajes de festa e o vinho, como elemento aglutinador de alegria e de vivências. O jardim desenvolve-se à volta de um pipo de madeira e chapas metálicas perfuradas que permitem a comunicação visual entre o interior e exterior do pipo. No interior, o visitante encontra uma figura feminina alusiva à mulher minhota que, com o seu movimento, o convida a integrar as danças dos arraiais. A minhota e o pipo são circundados por um caminho, que é ao mesmo tempo um olho que possibilita a contemplação da paisagem minhota, entre o mar e a serra, tal como é vista pelos romeiros no seu caminhar para os santuários e lugares sagrados”.

Recorde-se que o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima é um evento anual que comemorou este ano o seu 10º aniversário. Este festival tem recebido anualmente cerca de 100 000 visitantes, sendo uma verdadeira manifestação artística e um ponto turístico incontornável no Norte de Portugal.

Este ano as propostas, no total de cinquenta e cinco candidaturas, chegaram de 13 países diferentes. De Portugal foram apresentadas 20 propostas, sendo as restantes oriundas da Bélgica, Holanda, Inglaterra, Republica Checa, Irlanda, Alemanha, Brasil, Itália, Polónia, Áustria, França, e Espanha.

Em 2013, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima recebeu o prémio Internacional Garden Tourism awards, atribuído no Canadá que prestigia organizações ou indivíduos que se distingam, a nível mundial, no desenvolvimento e promoção dos jardins enquanto atração turística.

Saiba mais sobre este Festival, aqui e aqui.

Última atualização: 
21.11.2014
 

Imagens

Pormenor do Jardim dos Alunos IPVC, intitulado “Olhar o Minho”, vencedor do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima ‘14

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
 
 
 
 
 
Format: 2019-06-17
Format: 2019-06-17

Próximos Eventos