A bem da natureza…

Florestar Braga 2014

Alunos ESA participaram no “Florestar Braga 2014”

No âmbito das celebrações do ‘Dia da Floresta Autóctone’, a Câmara Municipal de Braga organizou, à semelhança do que tem sido feito em anos transatos, a atividade “Florestar Braga 2014”, que pretendeu mobilizar e sensibilizar as comunidades locais à preservação dos espaços naturais, neste caso, as florestas.

Esta ação de florestação teve o apoio da Organização Não Governamental para o Ambiente AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal. Dois dos seus membros, alunos da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC], Ana Leite do Mestrado em Gestão Ambiental e Ordenamento do Território, e Pedro Lima, da Licenciatura em Engenharia do Ambiente, foram os responsáveis pela divulgação da iniciativa entre a comunidade académica.

Assim, nos dias 21 e 22 de novembro, no Monte Picoto, os participantes plantaram espécies autóctones, objetivando tornar este espaço o maior parque urbano de floresta autóctone em Portugal.

Pela componente de sensibilização ambiental inerente a este projeto, e no âmbito da Unidade Curricular de Gestão Florestal das Licenciaturas de Engenharia do Ambiente e de Engenharia Agronómica, a Escola Superior Agrária do IPVC, sedeada em Ponte de Lima, não lhe ficou indiferente e no dia 21 de novembro, pelas 14 horas, arregaçou as mangas e foi ajudar a reflorestar um dos futuros pulmões da cidade de Braga. Com este contributo a área intervencionada foi significativa, foram plantadas dezenas de árvores, e o contributo da ESA-IPVC foi valorizado pelos elementos da organização, espectando que no próximo ano sejam mais alunos a participar nestas ações.

Ainda no âmbito do programa, nesse mesmo dia, pelas 21:30h, o Prof. Joaquim Mamede Alonso participou numa palestra realizada num dos Auditórios do GNRation, onde abordou o tema “Os Serviços de Ecossistema de Espaços Florestais”. Na exposição abordou a natureza e a importância da floresta, dos ecossistemas e espaços florestais, os riscos e os serviços de ecossistema do espaço florestal bem como, a importância estratégica e as práticas de gestão dos ecossistemas e espécies florestais.

A organização prevê a realização de uma nova ação no decorrer do próximo ano, contando com a colaboração de mais alunos e docentes da ESA-IPVC, para acompanhar o desenvolvimento das plantações e continuar a ajudar o projeto Reflorestar o Picoto.

04.12.2014

Format: 2019-08-24