Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

A bem da natureza…

Florestar Braga 2014

Alunos ESA participaram no “Florestar Braga 2014”

No âmbito das celebrações do ‘Dia da Floresta Autóctone’, a Câmara Municipal de Braga organizou, à semelhança do que tem sido feito em anos transatos, a atividade “Florestar Braga 2014”, que pretendeu mobilizar e sensibilizar as comunidades locais à preservação dos espaços naturais, neste caso, as florestas.

Esta ação de florestação teve o apoio da Organização Não Governamental para o Ambiente AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal. Dois dos seus membros, alunos da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC], Ana Leite do Mestrado em Gestão Ambiental e Ordenamento do Território, e Pedro Lima, da Licenciatura em Engenharia do Ambiente, foram os responsáveis pela divulgação da iniciativa entre a comunidade académica.

Assim, nos dias 21 e 22 de novembro, no Monte Picoto, os participantes plantaram espécies autóctones, objetivando tornar este espaço o maior parque urbano de floresta autóctone em Portugal.

Pela componente de sensibilização ambiental inerente a este projeto, e no âmbito da Unidade Curricular de Gestão Florestal das Licenciaturas de Engenharia do Ambiente e de Engenharia Agronómica, a Escola Superior Agrária do IPVC, sedeada em Ponte de Lima, não lhe ficou indiferente e no dia 21 de novembro, pelas 14 horas, arregaçou as mangas e foi ajudar a reflorestar um dos futuros pulmões da cidade de Braga. Com este contributo a área intervencionada foi significativa, foram plantadas dezenas de árvores, e o contributo da ESA-IPVC foi valorizado pelos elementos da organização, espectando que no próximo ano sejam mais alunos a participar nestas ações.

Ainda no âmbito do programa, nesse mesmo dia, pelas 21:30h, o Prof. Joaquim Mamede Alonso participou numa palestra realizada num dos Auditórios do GNRation, onde abordou o tema “Os Serviços de Ecossistema de Espaços Florestais”. Na exposição abordou a natureza e a importância da floresta, dos ecossistemas e espaços florestais, os riscos e os serviços de ecossistema do espaço florestal bem como, a importância estratégica e as práticas de gestão dos ecossistemas e espécies florestais.

A organização prevê a realização de uma nova ação no decorrer do próximo ano, contando com a colaboração de mais alunos e docentes da ESA-IPVC, para acompanhar o desenvolvimento das plantações e continuar a ajudar o projeto Reflorestar o Picoto.

Última atualização: 
04.12.2014
 

Hiperligações

Download

Imagens

Florestar Braga 2014

Imagens

Florestar Braga 2014

Imagens

Florestar Braga 2014

Imagens

Florestar Braga 2014

Imagens

Florestar Braga 2014

Imagens

Florestar Braga 2014

Imagens

Florestar Braga 2014

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
Format: 2019-08-24
Format: 2019-08-24