Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Agricultura Biológica

Agricultura Biológica

Enquadramento

A Agricultura Biológica (AB) constitui uma atividade com grandes potencialidades e importância na promoção da qualidade e segurança alimentares, na melhoria da qualidade de vida e saúde pública, na salvaguarda dos valores ambientais e, finalmente, no reforço do desenvolvimento sustentável na Europa.

O Modo de Produção Biológico (MPB) desempenha uma dupla função. Em primeiro lugar, representa uma forma segura e respeitadora do ambiente de produzir alimentos que satisfazem os desejos dos consumidores. Em segundo lugar, mas não menos importante, proporciona bens públicos, principalmente ambientais, nos domínios do desenvolvimento rural e do bem-estar animal.

O Parecer do Comité das Regiões sobre a Comunicação da Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu, designado como «Plano de Ação Europeu para os Alimentos e a Agricultura Biológicos» (2005/C 71/04), constatou que a promoção da AB deveria ter um lugar de maior destaque na Política Agrícola Comum (PAC), bem como na política agrícola dos respetivos Estados-Membros. Este parecer referia ainda, que os apoios comunitários e nacionais à produção agrícola, deveriam beneficiar cada vez mais o MPB. Reforçava-se assim o impacto positivo no ambiente, ao mesmo tempo que se transformava a produção biológica numa alternativa economicamente viável para os agricultores, mesmo em zonas em que co-existem modos de produção intensivos.

Em Portugal, a produção de alimentos no MPB constitui-se ainda como um sector com pouca expressão na economia agrícola nacional. Todavia, a crescente procura de alimentos biológicos e o sentido em que parece caminhar a próxima reforma da PAC, fortalecendo os apoios no Pilar que integra hoje a Agricultura Biológica, permitem perspetivar um futuro muito promissor para este subsector agrícola.

Estas razões, aliadas à vontade de dar resposta à crescente procura de formação técnica e científica de quadros altamente qualificados, são, entre outras, algumas daquelas que justificam a continuidade do Mestrado em Agricultura Biológica, ministrado pela ESA-IPVC, e que abre agora a fase de candidaturas para a sua 3ª Edição.

Última atualização: 
03.05.2012
 

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
Format: 2018-11-17
Format: 2018-11-17

Próximos Eventos