Refóios, tem mais encanto…

ESA recebeu os alunos com “pompa e circunstância”

ESA organizou cerimónia de abertura do ano letivo

ESA-IPVC organizou cerimónia solene de abertura do ano letivo para receber com “pompa e circunstância” os seus novos alunos

O início de mais um ano académico na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC] foi marcado pela cerimónia solene de abertura do ano letivo.

“Procuramos dar aos novos alunos uma visão da escola no seu todo e a estratégia de percurso formativo disponibilizada pela ESA – CET- licenciatura – mestrado” esclarece a Diretora Ana Paula Vale, a propósito da receção. “Abordamos ainda questões relacionadas com a cidadania, os serviços de apoio social, de saúde e as atividades desportivas e sociais, questões que consideramos fundamentais para a formação integral dos nossos alunos”, avançou ainda.

O dia iniciou-se com o discurso da anfitriã, Ana Paula Vale, que deixou várias mensagens alusivas ao significado de ingressar na ESA-IPVC “esta escola, sendo uma escola pequena, relativamente jovem e localizada num contexto de meio rural, tem contribuído para a formação de técnicos qualificados que se encontram inseridos no mercado de trabalho ao nível desta região, outros noutras regiões do país e cada vez mais no estrangeiro, em resposta a excelentes oportunidades de trabalho”.

Para a Diretora é gratificante sentir o acompanhamento constante de ex-alunos nas diferentes atividades lançadas pela Escola “o espírito de amizade que aqui se desenvolve durante o percurso académico dos nossos alunos, muitas vezes referido pelos vossos colegas como o espírito “AGRARIO”, leva a que muitos deles retornem à ESA nos principais momentos festivos da escola […]. É para nós docentes um grande orgulho rever os nossos ex-alunos nestes momentos pois é sinal de que a vida académica e os momentos aqui passados os marcaram profundamente”.

Já no que concerne a conjuntura económica do país, Ana Paula Vale, assegura o mais alto desempenho da Escola enquanto contributo positivo para a melhor integração profissional “o ensino superior tem por missão preparar-vos para o mercado de trabalho, que como sabemos é um mercado altamente competitivo e cada vez mais difícil e exigente. Por isso pretendemos que os nossos estudantes adquiram uma sólida preparação técnico-científica que vos irá conferir uma maior capacidade de adaptação ao mercado de trabalho e às mudanças tecnológicas que, seguramente, se produzirão ao longo das vossas vidas. Queremos ainda que a vossa formação se desenvolva num ambiente com elevados padrões de qualidade, exigência e rigor, características que pretendemos cultivar e que é fundamental exportar para a sociedade em geral”.

A Sessão de boas-vindas que decorreu logo no início da manhã, foi ainda protagonizada pela Provedora do Estudante do IPVC, Dra. Flora Silva, que deu as boas-vindas aos novos alunos e explicou que a sua missão é a de “promover e defender os direitos e interesses legítimos dos estudantes no contexto da vida académica, através de uma atuação independente, imparcial e confidencial”.

Já o Presidente da Associação de Estudantes, Francisco Pestana, abordou na sua intervenção a polémica questão da Praxe Académica, deixando aos novos alunos a mensagem de que a Praxe dos alunos da ESA-IPVC é uma atividade que “serve o propósito da integração dos alunos”, e que é realizada “num contexto de respeito mútuo e de cidadania”, e que a Associação de Estudantes estará sempre “atenta a qualquer situação que saia fora deste âmbito”.

A finalizar o programa desta sessão a Pró-Presidente - Gabinete de Avaliação e Qualidade, Sofia Rodrigues, abordou o tema “A acreditação dos cursos e a importância do envolvimento dos Estudantes no processo”, no Anfiteatro Professor Eugénio Castro Caldas.

Do programa constou ainda uma reunião dos novos alunos com o Coordenador de Curso/Comissão de Curso para a apresentação dos objetivos e do plano de estudos do Curso, das metodologias de trabalho a adotar e das atividades extracurriculares a desenvolver ao longo do curso”, explicou o Presidente do Conselho Pedagógico, Joaquim Cerqueira, “e de uma visita guiada às instalações e serviços da ESA-IPVC, Coordenada pelo respetivo Coordenador de Curso.

“A ESA-IPVC viveu um dia memorável pela quantidade de alunos presentes, que encheram o auditório e deram ainda mais Vida a este magnifico mosteiro. Só nesse dia efetuamos cerca de 70 matrículas de alunos, o que nos leva a concluir que não temos propriamente um problema de falta de alunos e que há também uma necessidade urgente de encontrar medidas que estimulem os alunos que abandonam o ensino após os estudos secundários, a prosseguirem a sua formação superior” finalizou a Diretora a propósito desta receção.

Ana Paula Vale lembrou ainda os “mais de 20 anos de experiência da ESA, mais concretamente 24 anos de atividade letiva e 29 anos de existência” ao serviço da formação, da investigação e da prestação de serviços à comunidade, com grande impacto no desenvolvimento da região.

23.09.2014

Format: 2019-09-17