ESA celebra 29º Aniversário

Dia da Escola motiva Homenagem a Investigador

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC] estará, no dia 10 de dezembro, reunida em torno das Comemorações do Dia da Escola, para celebrar o seu 29º Aniversário, numa cerimónia com início previsto para as 14h30, a acontecer no Mosteiro de Refóios, em Ponte de Lima, no Auditório Prof. Eugénio Castro Caldas.

A abertura destas celebrações conta com as intervenções de Ana Paula Vale, Diretora da Escola Superior Agrária do IPVC, de Rui Teixeira, Presidente deste Politécnico, de Vítor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, e João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez, e de João Moreira, Presidente da Associação de Estudantes da ESA-IPVC.

Após a Sessão de Abertura, o aniversário contará com um momento musical, numa interpretação da Academia de Música de Viana do Castelo.

A celebração do Centenário do Nascimento de Eugénio Castro Caldas – Investigador e Professor, a partir das 15h30, constitui o momento alto da programação, numa Homenagem que será protagonizada por José Carlos Santos (ESA-IPVC), João Castro Caldas, e Fernando Oliveira Baptista, do Instituto Superior Agronomia, que proferirá uma palestra subordinada ao tema “Professor Eugénio de Castro Caldas, a Agricultura e o Mundo Rural”. A cerimónia conta ainda com Testemunhos de Agrónomos sobre Eugénio Castro Caldas e a sua obra.

O programa deste aniversário prevê ainda uma cerimónia de descerramento da placa do centenário da árvore Carpinus Betulus L  - árvore emblemática da ESA-IPVC, vulgarmente conhecida por Cárpino e classificada ao abrigo do Aviso n.º 6228/2006, de 26 de maio.

O final das celebrações, precedido pela atuação  da TUnesa, Tuna feminina da ESA-IPVC, conta com um “Verde de Honra” e o indispensável bolo de aniversário, servido no refeitório da cozinha dos Frades, momento que será dinamizado pela TESA, a Tuna masculina da ESA-IPVC.

04.12.2014

ESA celebra 29º Aniversário