Jornadas EERC

O Papel dos Sensores na Era Inteligente

“A Vida dos Peixes Controlada ao Minuto”, “Empreendedorismo: Mitos e Lições”, “Utilização de Sensores em Agricultura e Ambiente” e “Aplicações dos Sensores em Desporto. Treino e Investigação”, são alguns dos temas que estarão em debate na II edição das Jornadas de Engenharia Eletrónica e Redes de Computadores (EERC) que se realizam no Auditório Principal da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC] no próximo dia 31 de maio, a partir das 09h30, sob o tema “O Papel dos Sensores na Era Inteligente”.

Segundo Gaspar Rego, Docente IPVC e responsável pela organização “falar-se-á das redes de sensores sem fios e das suas aplicações nomeadamente no âmbito da saúde, desporto e agricultura e dos sensores em fibra ótica com aplicações na energia, no ambiente, e na indústria alimentar”.

“As jornadas centram-se no papel dos sensores num mundo que, a avaliar pelas atuais designações, se pretende inteligente, sendo disso exemplo a “casa inteligente”, a casa auto-sustentável (zero-energy house) e que utiliza a domótica para aumento da comodidade e conforto dos residentes” comenta ainda o Docente Gaspar Rego, justificando a realização da iniciativa.

Para o responsável, constituem ainda exemplos a “cidade inteligente” que pode ir desde a simples disponibilização de informação sobre a qualidade do ar ou de parquímetros vagos (Águeda e Santander), passando pela capacidade de produzir a energia que necessita (Vaticano) até à construção da cidade do futuro no meio do deserto (Masdar em Abu Dhabi); estruturas inteligentes (smart structures) para a monitorização em tempo real de pontes, túneis e edifícios; redes inteligentes (smart grids) para a gestão da distribuição da energia na rede elétrica”, ilustrou ainda o Docente.

“Por outro lado, o mundo enfrenta novos desafios decorrentes da poluição gerada pelo uso de combustíveis fósseis que conduzem às alterações climáticas, da escassez de água potável e de alimento, pressionada ainda pelo ritmo de crescimento da população mundial. Desta forma apareceram novos conceitos como os de energias renováveis, eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Também neste domínio os sensores já provaram ser um aliado precioso”, explica Gaspar Rego.

“Os sensores terão certamente um papel crucial na tão complexa envolvente relacionada com a futura “internet das coisas” (the internet of things) em que se pretende conferir inteligência a milhares de milhões de objetos ligados em rede” sublinha.

“Pretende-se com este tipo de eventos criar dinâmicas que vençam a inércia dos diversos intervenientes nestas áreas” comenta Gaspar Rego.

“Para além dos oradores externos convidados especialmente para esta iniciativa, docentes do curso que estão ou estiveram envolvidos em trabalhos de doutoramento também marcarão presença no debate”, revela Gaspar Rego.

“Simultaneamente estão a ser criadas condições para o desenvolvimento de investigação aplicada nas áreas de redes de comunicações e de sensores, potenciando a desejada aproximação ao tecido empresarial”, afiançou o Docente.

Durante as Jornadas, serão também realizadas duas sessões para demonstração de projetos finais dos alunos do curso.

24.05.2013

Jornadas EERC

Format: 2019-11-18

Sem agenda para este dia.